22 ARCANOS MAIORES E 56 MENORES


OS 22 ARCANOS MAIORES:

1- I- O Mago – ( O princípio, o poder da Vontade, habilidade, energia, magnetismo pessoal; atos em preparação). A vontade firme, acompanhada da confiança em si mesmo e guiada pela razão e o amor da justiça, te conduzirá ao anelado alvo, preservando-te dos perigos, e terás bom sucesso.

2- II – A Porta do Santuário – ( Segredos, mistérios, antagonismo; lutas por causa de um ideal, ou por causa de amor, ou por causa de uma opinião). Bate, e abrir-te-ão; mas estuda bem, e por muito tempo, o caminho em que deves entrar. Dirige a tua face ao Sol de Justiça e a ciência do verdadeiro te será dada. Guarda silêncio sobre teus planos, para não os entregares à contradição dos homens.

3- III – Ísis-Urânica – (Fecundidade, amor feliz, ação, harmonia, ciências). Querer o possível é criá-lo já; querer o impossível é preparar sua própria destruição. Espera o sucesso das tuas emprêsas ou esperanças, se souberes juntar a fértil atividade à retidão de espírito, que fecunda as obras.

4- IV – A Pedra Cúbica – (Realização, estabilidade, proteção). Nada resiste a uma vontade firme, que tem por alavanca a ciência do que é verdadeiro e justo. A realização de tuas esperanças depende de um ser mais poderoso do que tu; procura conhece-lo e obter seu apoio. Este ser, muitas vezes, é invisível; busca-o nas esferas espirituais. Poder ser teu Gênio protetor, que te apoiará, se viveres de conformidade com as suas qualidades.

5- V- O Mestre dos Arcanos – (Inspiração, inteligência, gênio, ensinamentos, reunião, acumulação). Teu futuro está sob a influência de um bom ou de um mau Gênio. Recolhe-te ao silêncio e à solidão; uma voz interior te falará. Que a tua consciência lhe responda.

6- VI – Os Dois Caminhos- (A ciência do Bem e do Mal; as forças equilibrantes. Atração e repulsão; impulso em duas direções. Amor, com seus perigos). Para a maior parte dos homens, a atração do vício tem mais prestígio do que a austera beleza da virtude. Faze boa escolha; não sejas indeciso e lembra-te que é mais difícil quebrar uma cadeia de flores do que uma cadeia de ferro.

7- VII – O Carro de Osíris – (Triunfo, providência, auxílio, honra, glória, bom sucesso, reputação). O domínio do mundo pertence aos que possuem a soberania de espírito, isto é,  a luz que esclarece os mistérios da vida. Quebrarás os obstáculos, vencerás o inimigo e alcançarás a realização dos teus votos, se progredires armado da consciência do teu direito e dos teus deveres.

8- VIII – A Balança e a Espada – (Autoridade, equidade, retidão, separação, justiça, questões, supremacia). Para obter uma vitória completa sobre os obstáculos é necessário estabelecer o equilíbrio entre as forças que se poem em jogo, temperando ou anulando o choque das forças contrárias. Todo o futuro oscila entre o Bem e o Mal. Consulta o espirito da Verdade e da Justiça eterna, e toma o cuidado de não provocares a justiça humana.

9- IX- A Lâmpada Oculta – (Prudência, experiência adquirida, sabedoria). A prudência é a arma do sábio. A circunspecção fa-lhe evitar os perigos e pressentir as traições. Toma-a por teu guia em todas as tuas ações, por mais insignificantes que pareçam ser. Lembra-te que, se a palavra é de prata, o silência é de ouro.

10- X – A Esfinge – (A roda da fortuna; o destino; o poder; a boa ou má sorte; elevação dos bons e humildes e queda dos orgulhosos). Se sabes querer o que é verdadeiro, se queres só o que é justo, se ousas obter o que é possível, se perseveras calado em teus esforços; acharás um dia, em tua mão, a chave do Poder.

11-XI – O Leão Domado – (Força, energia, liberdade, trabalhos arriscados, obstáculos vencidos, corágem). Avança com fé: o obstáculo é um fantasma. Para poder tornar-se forte, o homem há de crer que pode e há de impor silêncio aos desgostos do espírito e às fraquezas do coração.

12- XII – O Sacrifício, Consciente ou Inconsciente – (Provação, castigo divino ou humano, morte violenta ou perigo mortal, mas também, evolução e realização do Ideal). Sacrifica-te por outrem tal é a lei divina, mas não esperes senão ingratidão da parte dos homens. Que a tua alma esteja sempre preparada para dar contas ao Eterno, porque não está excluída a possibilidade de que uma imprevista e violenta morte te ameace. Porém, se o mundo atenta contra a tua vida, não expires sem perdoar aos teus inimigos; a bondade diviniza.
Outra significação: progresso e paz realizados por meio de sacrifício e perdão.

13- XIII – O Esqueleto com a Gadanha – (A destruição ou transformação; mudanças; ambições desvanecidas; morte e imortalidade). Eleva teu espírito acima das coisas terrestres, porque podes morrer qualquer dia. Sabe, porém, que a morte, para um homem espiritualizado, não é mais do que uma nova fase da vida imortal; é uma transformação. Outra significação: serão transformadas as condições em que vives.

14- XIV- As Duas Urnas – (Temperança, união, inovações, mudanças, combinações de ideias e forças). Consulta as forças morais e físicas, não para recuares diante dos obstáculos, mas para usá-las moderada, porém, constantemente lembrando-te que uma gota de água, caindo repetidas vezes na mesma pedra, acaba por despedaçá-la. Sê refletido, justo e perseverante, e elevar-te-ás.

15- XV – Tífon ou o Diabo – (Fatalidade, força superior, amor infeliz, males, enfermidade, imprevisto, mistério). O imprevisto ameaça obscurecer a tua prudência e a fatalidade destruirá os teus planos de porvir, se a tua vontade não puser um freio às tuas paixões.

16- XVI – A Torre Fulminada – (Catástrofe, decepção, perda de posição, caos, equilíbrio rompido, queda, ruína, projetos fracassados). Marchas para a tua perda, se não subjugares o teu orgulho, a tua imprudência ou se continuares a cometer faltas voluntárias. Se, porém, apesar da situação crítica, mantiveres o ânimo e a fé, e te esforçares por seguir o caminho do Bem e da Prudência, todas estas ameaças desaparecerão e encontrarás bons resultados dos teus pensamentos.

17- XVII – A Estrela dos Magos – (A luz interna, influência, domínio, elevação, esperança). Liberta-te das tuas paixões e dos teus erros para estudar os mistérios da verdadeira ciência e sua chave te será dada. Um raio da Divina Luz iluminará o teu interior e mostrar-te-á o caminho da felicidade. Qualquer que seja a crise em tua vida, nunca destruas as flores da Esperança e colherás os frutos da Fé.

18 – XVIII – O Crepúsculo – (Falsa segurança, dificuldades, adversidades, mêdo, perigos ocultos, trevas). Tudo conspira contra ti e tu o ignoras. Cuidado para não caíres em alguma emboscada! Não de confiança aos aduladores; seja ativo e previdente, se queres evitar a tua queda.

19- XIX – A Luz Resplandecente – (Felicidade, descobertas, honras, casamento feliz o verdadeiro Bem). Tu serás feliz e ninguém poderá roubar a tua ventura, se a encerrares no círculo conjugal e no santuário do teu coração.

20- XX – A Ressureição dos Mortos – (O Juízo Final, surpresa, revelação, missão, mudança de posição). Não adormeças no esquecimento nem na preguiça; tens uma missão a cumprir, e a Providência te revelará quando vier o dia.

21- XXI – O Crocodilo – (Cegueira moral, loucura; inconsciência. aberrações; sucessos seguidos de queda; dúvida; vacilação, perigo de catástrofe final; presunção). Toda sorte de infortúnios te ameaça. Não podes esperar a salvação senão da misericórdia do Céu. Também pode ser interpretado assim este Arcano: grandes perigos para a alma ou para a posição, com possibilidade de vence-los, se se invocar e merecer o auxílio da Providência Divina. Outra significação: acontecimentos misteriosos e inexplicáveis para os profanos.

22 –XXII – A Coroa dos Magos – (A mais alta elevação, triunfo certo, honras, êxito, suprema Fortuna). Os obstáculos desaparecerão e a Ascenção que farás não tem limites a não serem os de tua vontade.


OS 56 ARCANOS MENORES


23- XXIII – O Senhor do Cetro – (Paus = Bastões = Cetro = Arvorezinha Preta) – Reis de Paus – K – King.(A Estrela Real do Leão, símbolo do poder adquirido por seu mérito). Procura para as tuas empresas uma poderosa proteção. Achá-la-ás, se tem vontade, e ela te elevará. Atividade, energia, experiência, conquista, prudência. O Senhor dos Bastões Esta lâmina significa homem do campo, homem bom e severo, pessoa bem intencionada e honesta. Representa um agricultor, homem consciencioso e justo que protegerá o consulente. Este Arcano é representado hieroglífica mente por um rei, com a coroa na fronte, sentado no seu trono e inclinando seu cetro para a terra. É o símbolo do poder adquirido pelo mérito e pelo trabalho, sendo o emblema da proteção de pessoas altamente colocadas. Na cartomancia, este Arcano diz: “ Procura par os teus empreendimentos um poderoso protetor. Se tiveres vontade e fé, o o encontrarás e ele te elevará.”

24- XXIV- A Senhora do Cetro – Dama de Paus – Q – Queen. (Posição elevada). O teu futuro depende do poder de uma mulher, tu encontrarás essa mulher se souberes procura-la e, por seu intermédio alcançarás o poder. Vitória certa depois de uma luta com dificuldades. Empresas bem sucedidas. Senhora de Bastões Esta lâmina significa mulher do campo, honesta, virtuosa e serviçal. Achando-se ao lado de uma figura masculina, denota fidelidade à pessoa representada por esta figura. Junto a outra senhora, representa alguém que se interessa pela pessoa que consulta.
É simbolizada hieroglífica mente por uma rainha com a coroa, sentada no trodo e tendo o cetro na mão; é o símbolo de um nascimento em posição elevada ou da proteção de uma senhora da alta sociedade. Este arcano diz: Teu futuro depende do poder de uma mulher; se souberes procura-la, encontrá-la-ás e, por intermédio dela, chegarás ao poder.

25- XXV – O Soldado do Cetro – O  Cavaleiro – Esta carta foi suprimida do baralho comum atual, podendo-se considerar o Joker, o Curinga como seu substituto. (Altos empregos). Age e trabalha; o porvir é um campo que precisa ser lavrado. No bem, como no mal, todo trabalho dá seus frutos. Perigos por causa de indecisão. Soldado de Bastões Esta lâmina significa partida, mudanças, fuga, dissensão, separação, abandono. Este arcano é representado hieroglífica mente por um homem a cavalo, completamente armado, com o cetro na mão. É o símbolo dos altos empregos secundários, da lua para conquistar uma posição, do poder adquirido pelas lutas. Este Arcano diz: Age e Trabalha! O futuro é um campo que é preciso cultivar. Tanto no bem como no mal, todo trabalho produz frutos.

26- XXVI – O Escravo do Cetro – O Valete de Paus – J – Jack. (Profissões baixas, perigo proveniente de um mau emprego das faculdades). Teus trabalhos são infrutíferos e a miséria te espera, se não abandonas teus vãos projetos. Não te entregues ao egoísmo e foge das paixões dos teus companheiros,, se não queres ser escravizado. Se, porém, venceres as paixões e o egoísmo, elevar-te-ás. O bom sucesso depende de tua inteligência e do consciencioso cumprimento do dever. Escravo de Bastões Esta lâmina denota enviado, criado, comunicação, aviso, advertência. Um namorado, um jovem que procura uma moça. Ao lado de uma senhora, denuncia êxito. Ao lado de uma figura masculina, denota que alguém falará por ele; seguido do escravo de taças, há um rival perigoso; invertida, obstáculos e oposição dos pais do moço ao casamento. Este Arcano é representado por um homem pobremente vestido que carrega um bastão. É o símbolo da ruína por empreendimentos infrutíferos e combinações errôneas. Profissões inferiores. Mau emprego das faculdades. Este Arcano diz: Teus trabalhos são infrutíferos; jamais colherás teus frutos e a miséria te alcançará, se não abandonares os teus vãos projetos.
Desconfia dos interesses egoístas e das paixões dos que te rodeiam, se não quiseres cair na servidão.

27- XXVII – Um Cetro – Ás de Paus. (Arcano 36 Ás de Bastões). (Autoridade, supremacia). Pressagia inteligência criadora, trabalhos úteis, bom sucesso nas empresas. Viagem feliz. Esta lâmina significa nascimento, começo, criação; anuncia dinheiro, herança, fortuna próxima, êxito nos negócios financeiros. Sendo seguida de Ás de Moedas ou de sete de bastões, indica lucro, grande êxito nos negócios, entrada de dinheiro, prosperidade no comércio. É representada por uma mão segurando um bastão. Este Arcano denota inteligência criadora, trabalhos úteis, êxito, empreendimentos que trazem consigo seus elementos de êxito.

28 – XXVIII – Dois Cetros – Dois de Paus (Arcano 35 Dois de Bastões) (Antagonismo, divisão). Oposição, obstáculos no princípio da empresa; concorrência, rivalidade. Não te dediques à extravagância; perderás os frutos de teu trabalho. Esta lâmina denota sofrimento físico, doença, tristeza, melancolia, aflição, desolação, temor. É representada por dois bastões, formando uma cruz em forma de X.
Este arcano denota: divisão dos empreendimentos, obstáculos imprevistos.

29 – XXIX – Tres Cetros – Tres de Paus (Arcano 34 Tres de Bastões) Começo de sucesso nas empresas.  Inovações felizes, espírito de inovação esperançosa. Cuidado para não provocar rixas! Esta lâmina significa empreendimento, começo, descoberta, esforço, achado. É representada por tres bastões, dispostos em triângulo. Este Arcano denota começo de êxito nos empreendimentos, inovações felizes, espírito de invenção.

30- XXX – Quatro Cetros – Quatro de Paus (Arcano 33 Quatro de Bastões) Realização do sucesso esperado; empresas sérias e estáveis. Proteções. A saúde depende das medidas higiênicas. Esta lâmina significa descanso, associação, aliança, reunião, contrato, êxito, adiantamento. É representada por quatro bastões, formando um quadrado.  Este Arcano pressagia realização dos empreendimentos, empresas sérias e estáveis.

31- XXXI – Cinco Cetros – Cinco de Paus (Arcano 32 Cinco de Bastões) Concurso de ocasiões favoráveis ao sucesso das empresas, sob a condição de não ultrapassares o fim a que te propuseste; guarda-te contra o orgulho, a cólera e as paixões brutais, que ameaçam trazer-te sofrimentos. Esta lâmina significa outro, riqueza, opulência, luxo, abundância. É representada por cinco bastões, formando dosi triângulos unidos por ângulos adjacentes. Este Arcano pressagia: concurso de circunstâncias favoráveis ao êxito das empresas, se o consulente não exceder o fim a que se propõe. Deve-se evitar a cólera, o orgulho e as paixões brutais.

32 – XXXII – Seis Cetros – Seis de Paus ( Arcano 31 – XXXI – Seis de Bastões) Obstáculos, embaraços, retardamentos, indecisão e as vezes empresas malogradas, se há firme falta de vontade e perseverança. Perigo de roubo. Esta lâmina denota obstáculo, restrição, temor, criado, empregado. É representada por seis bastões, formando dois triângulos adjacentes. Este Arcano pressagia: obstáculos, embaraços, atrasos, indecisões e às vezes, insucessos nas empresas, se houver falta de vontade, firmeza e perseverança.

33- XXXIII – Sete Cetros – Sete de Paus (Arcano 30- Sete de Bastões) Posse de todos os meios para obter bom êxito. Empresas sábias que darão grandes benefícios. É o emblema da matéria submissa a mil combinações da inteligência. Contudo, é necessário não te fiares demasiado em teus sócios ou camaradas, caso não tenhas  ainda experimentado sua fidelidade. Esta lâmina significa conferência, colóquio, conversa, discussão, troca, comércio, negócio, correspondência. Conforme a pessoa para quem se deitar as cartas, anuncia fraqueza de amor; porém, seguido de sete moedas e de nove bastões; denota abundância de bens e herança de parentes afastados. É representada por sete bastões, formando dois triângulos: um direito e outro invertido. Este arcano denota: posse de todos os meios que fazem triunfar. Empreendimentos que trazem grandes lucros. É o emblema da matéria, submetida às mil combinações da inteligência. Empreendimentos triunfantes coroados de êxito.

34- XXXIV- Oito Cetros – Oito de Paus (Arcano 29 – Oito de Bastões) Empresas que podem provocar lutas, discussões processos, dissensões, dissoluções conjugais ou outras; estagnação dos negócios. Morte de um amigo; má saúde. Esta lâmina significa campo, agricultura, bens imóveis, divertimento, alegria, paz, tranquilidade. É sinal de viagens por causa de dinheiro e de grandes negócios, felicidade certa.  É representada por oito bastões, formando um quadrado. Este arcano denota empreendimentos que podem trazer lutas e discussões, porém serão bem sucedidos.

35- XXXV – Nove Cetros – Nove de Paus (Arcano 28- Nove de Bastões) Empresas científicas ou misteriosas, cuja sucesso depende de muita prudência e discrição. Viagens perigosas. Surprêsas. Esta lâmina significa atraso, suspensão, adiamento, demora, obstáculo, contrariedade. Dinheiro a receber pelo trabalho.  Ao lado de dez moedas: alegria por dinheiro. É representada hieroglificamente por nove bastões dispostos de tres em tres. Este Arcano denota: empreendimentos científicos ou mistérios, para cujo êxito é preciso ter prudência e discrição.

36- XXXVI – Dez Cetros – Dez de Paus (Arcano 27 – Dez de Bastões) Viagens; empresas bem sucedidas; sucesso, reputação ou celebridade pelas artes e ciências. Alta recompensa devida ao mérito. Realização de obras que darão prazer e segurança. Esta lâmina significa cidade estrangeira, o exterior. Denota prosperidade, ganho e êxito. Porém, se for seguida de nove de gládios, denota insucesso, perda de processo. Este Arcano é representado hieroglificamente por dez bastões, dispostos de modo a formarem uma figura triangular. Esta lâmina denota viagens, empreendimentos que tem toda a probabilidade de êxito e estabilidade. Êxito, reputação, celebridades pelas artes ou ciências. Alta recompensa devido ao mérito. Realização de atos que darão alegrias e segurança. Importante: Alguns autores colocam a ordem dos Arcanos Menores do Maior Naipe para o Menor, mudando consequentemente sua numeração porém sem alterar o seu significado. Isto pode confundir algumas pessoas porém o resultado final é o mesmo. Indicamos entre parênteses estes casos. Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.
Copas = Taças = Coração = Coraçãozinho Vermelho.

37- XXXVII – O Senhor da Copa – King- K- Rei de Coração – (Arcano 37- O Senhor de Taças)
(A Estrela Real do Tauro). Amizade sincera, empresas felizes, prazer, benevolência útil de um homem poderoso. No horóscopo feminino: belo e rico casamento; amor de uma alta personagem.
Esta lâmina significa homem louro, honesto, probo e serviçal. Representa um homem justo e de posição.
Este Arcano denota amizade sincera, benevolência de um homem poderoso. Para uma mulher, indica casamento rico e com pessoa e alta posição.

38- XXXVIII – A Senhora da Copa – Queen – Q – Dama de Coração – (Arcano 38 – A Senhora de Taças)
Benevolência, amizade de senhoras de alta posição. Para um homem: belo e rico casamento. Justiça, equilíbrio, favores e proteção.
Esta lâmina denota casamento rico e feliz para um homem. Para todas as pessoas em geral indica amizade de senhoras de posição.

 

39- XXXIX – O Soldado da Copa (Soldado de Taças)
Rivalidades em amor; duelos, rixas, etc., por causa de uma mulher. Casamento retardado ou impedido. Adultério perigoso. Experiência adquirida, mistério, surpresas.
Esta lâmina significa chegada, acolhimento, viagem, proposta, convite, aproximação.
Este Arcano denota rivalidade em amor, lutas por causa de uma mulher; casamento atrasado, adultério perigoso.

40- XL – O Escravo da Copa ( Escravo de Taças) Amor infeliz; traições; aflição; casamento infeliz. Possibilidade de elevar-se; acontecimentos que decidem o futuro. Esta lâmina representa um rapaz louro e esperto. Denota estudo, trabalho, reflexão, observação; jovem serviçal ou militar que deve aparecer dentro de poucos dias e que estará muito relacionado com o consulente. Este Arcano indica amores infelizes, traição por falsos amigos, grandes contrariedades nas afeições, casamento infeliz.

41- XLI – Uma Copa ( Arcano 50 Ás de Taças) (Emblema da inteligência amante). Paixão forte; perigo de sedução. Sucesso obtido depois de audaciosos esforços; amor, amizade, simpatia. Esta lâmina representa casa, residência, mesa, festim, alimento, nutrição, convivas, perseverança, assiduidade, coragem.
Este Arcano, em assuntos de amor, denota perigo de sedução, paixão violenta e invencível.

42- XLII – Duas Copas ( Arcano 49 Dois de Taças) União e simpatia dos corações; rivalidade no amor e sofrimento. Despesas; compras; auxílios monetários.
Esta lâmina significa amor, paixão, inclinação, simpatia, atração, amizade, afeição, benevolência, união, concórdia. Conquanto este Arcano signifique Amor, trará sempre rivalidades e obstáculos.

43- XLIII – Tres Copas ( Arcano 48 Tres de Taças) Afeições inocentes; o primeiro amor, ternura e poesia; realização próxima das esperanças; amor casto. Também pode significar destruição e desengano. Visitas de amigos. Passeios e viagens. Cartas ou correspondência. Esta lâmina significa êxito, ciência, vitória, cura, alívio, realização, expedição, despacho, conclusão, descoberta, achado. Este Arcano denota afeições novas, ternura, poesia, realização de esperanças, amor casto por uma virtuosa moça.

44- XLIV – Quatro Copas (Arcano 47 Quatro de Taças)  Aproximação de uma grande alegria. Amor sólido e durável. Amizades úteis. Realização dos projetos e das esperanças do coração. Bons encontros. Reuniões.
Esta lâmina significa parentesco, família, meio social. Este Arcano denota amores sólidos e duráveis, amizades úteis, realização das esperanças, aproximação de uma grande alegria.

45- XLV – Cinco Copas (Arcano 46 Cinco de Taças) Má vida conjugal, se não houver o amor mútuo; rixas, casamento infeliz. Traições de amigos; isolamento; perigos (no amor); paixões infelizes. Para um homem: perigo por causa de uma mulher. Para as moças: perigo de sedução. Em geral, acontecimentos fatais, se houver paixões fortes. Também significa prazeres e divertimentos. Esta lâmina significa legados, heranças, donativos, patrimônio, testamento. Sem assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questões. Para um homem; perigos por uma mulher. Para a mulher solteira: perigo de sedução.

46 – XLVI – Seis Copas (Arcano 45 Seis de Taças) Má escolha de cônjuge; abandono; ruína; rupturas de amizade ou de amores. Dupla união; volúpia; amores fora do consórcio. Se, porém, a pessoa é honesta e bem intencionada, o Arcano significa: boa saúde, abastança, contentamento. Esta lâmina significa o passado, o anterior, novas relações, novos conhecimentos, novo meio. Este Arcano denota má escolha no casamento, por influência de parentes, abandono ou ruptura de casamento.

47- XLVII – Sete Copas (Arcano 44 Sete de Taças) Vitória de uma mulher. Triunfo alcançado sobre suas paixões. Felicidade na vida, devido ao fato de encontrar uma mulher amorosa, porém só depois de lutas e muitas peripécias. Esperanças, não garantindo, porém o bom êxito. Numerosas relações de amizade.
Esta lâmina significa pensamento, alma, espírito, entendimento, reflexão. Este Arcano denota êxito por meio de uma mulher, felicidade pelo encontro de uma mulher amorosa, porém depois de muitas lutas e peripécias.

48- XLVIII – Oito Copas ( Arcano 43 Oito de Taças) Perigo (por escândalo amoroso). Paixões efervescentes. Separação; divórcio; perigo de sedução. Casamento infeliz. Para quem não merecer tão duros golpes, significa: presentes, donativos, herança ou lucros inesperados. Esta lâmina significa temor, modéstia, alegria, prazer, satisfação. Este Arcano denota perigo de escândalos em amor, amores proibidos, paixões violentas, divórcio, mau casamento, perigo de sedução. É favorável aos negócios.

49- XLIX – Nove Copas (Arcano 42 Nove de Taças) Casamento com um velho ou viúvo (viúva). Amores misteriosos. Vida solteira. Gostos esquisitos. Fortuna, honras, glória, reputação. Viagens e numerosas peripécias. Amor às coisas ocultas. Esta lâmina significa vitória, êxito, ganho, triunfo, prosperidade, lealdada, boa-fé, fraqueza, verdade. Este Arcano denota união com um velho ou uma pessoa viúva, amores estranhos, celibato. E necessária prudência nos desejos e na escolha das afeições, embora o conjunto seja favorável.

50- L – Dez Copas (Arcano 41 Dez de Taças) Vida feliz; muitas simpatias. Numerosos namoros na juventude. Muitos filhos ou muitos amigos. Mudança repentina na posição. Alegrias, presentes, renome e êxito público.
Esta lâmina significa cidade, país, habilitação, alegria, contentamento.
Se estiver junto a várias figuras, representa uam pessoa que se interessará pelo consulente.
Este arcano denota vida feliz e rodeada de afeições, familia numerosa, muitos amores na mocidade, porém conservação dos primeiros amores. Espadas – Gládios – Coração Preto sobre um triângulo – Pick.

51- LI – O Senhor da Espada (Arcano 51 – O Senhor de Gládios) (A Estrela Real do Aquario) Fortuna na carreira militar ou na jurisprudência. Inimigos ocultos e temíveis; sofrimentos por causa de altas patentes milhitares. Atrasos e embaraços nas empresas ou na carreira. Senhor de Gládios Esta lâmina significa homem togado, juiz, conselheiro, advogado, médico. Desarranjos nos negócios, homem togado, com o qual o consulente terá que tratar. Este Arcano denota fortuna na carreira de armas ou na magistratura, inimigos poderosos entre militares.

52- LII – A Senhora da Espada (Arcano 52- A Senhora de Gládios)
Grandes lutas (por causa de uma mulher). Perigos provenientes do ciúme ou de uma vingança. Ódio perigoso da parte de uma ou mais mulheres. Decepções, inconstância ou caprichos. Senhora de Gládios Esta lâmina significa viuvez, pobreza, privação, falta. Representa uma mulher triste e embaraçada nos seus negócios ou viúva. Se for uma moça que consulta, será traída por aquele a quem ama.
Este Arcano denota grandes lutas por causa de mulheres, ódios femininos, perigos por ciúmes de mulheres.

53- LIII – O Soldado da Espada ( Arcano 53 – O Soldado de Gládios)
Perigo de ferimentos por ferro ou fogo; inimigos declarados; lutas com altas personagens. Aptidão para a carreira militar; porém, perigo de morte nesta profissão. Ódio ativo; espionagem. Inteligência e recursos; doenças; enganos. Esta lâmina significa ataque, agressão, crítica, sátira, zombaria, calúnia, difamação, oposição, resistência. Este Arcano denota perigo pelo fogo ou por inimigos ocultos, lutas com pessoas de posição e aptidão para a carreira militar, porém perigo de morte nesta profissão.

54- LIV –  O Escravo da Espada (Arcano 54- Escravo de Gládios) Conspiração; perigo de emboscada ou de morte violenta. Grandes perigos provenientes de inimigos obscuros e vis. Fatalidade. Más notícias; embaraços. Esta lâmina significa espião, vigilante, observador; traição, cálculo, exame.
Este Arcano denota perigo de morte pública ou assassinato, grande perigo por inimigos ocultos e vis.

55- LV – Uma Espada (Arcano 64 – Ás de Gládios) Emblema da inteligência militante. Grandes lutas. Proteção dos bons, punição dos maus. Empresas que se realizarão apesar dos obstáculos e embaraços. Diplomacia, prudência, tranquilidade. Esta lâmina significa relações, encadeamento, conquista, êxito em amor, paixão violenta, vantagens conquistadas à força.
Sendo seguida por dez e nove de gládios, denota notícia de morte, grandes tristezas, traições íntimas, roubo. Este Arcano denota grandes lutas, empreendimentos que se realizarão, apesar dos obstáculos.

56- LVI – Duas Espadas (Arcano 63 – Dois de Gládios) Um duelo; proteção contra inimigos conhecidos e secretos. Associação que provoca grandes lutas. Divisões, separação. Dificuldades monetárias. Prejuízos em negócios. Esta lâmina denota rivalidades, afeição, ternura, simpatia, atração, afabilidade, benevolência. Este Arcano dentoa proteção contra os inimigos, grandes lutas por associações.

57- LVII – Tres Espadas ( Arcano 62- Tres de Gládios) Espírito militante, combatente, amante de lutas, chicanas, controvérsias, inquietude, embaraços, aflições. Viagens dolorosas e desagradáveis. Notícias pesarosas. Esta lâmina significa afastamento, partida, ausência, incidente, atraso, horror, desprezo, aversão, antipatia. Este Arcano denota lutas, controvérsias, desgostos, empresas embaraçosas.

58- LVIII – Quatro Espadas (Arcano 61 – Quatro de Gládios) Perigo iminente. Perigo por todas as partes. Remorsos, arrependimentos estéreis e acerbos. Sofrimentos morais. Ações repreensíveis. Morte na familia ou na parentela. Decepções nos projetos. Mudanças desfavoráveis. Esta lâmina significa solidão, retiro, ermida, segurança, vigilância, economia, boa conduta.  Este Arcano denota afastamento da vida social, em consequência de contrariedades e desgostos.

59- LIX – Cinco Espadas (Arcano 60 – Cinco de Gládios) Obsessão do espírito; monomania; idéias fixas que podem levar a demência. Cóleras sanguinárias; vinganças terríveis. Grande irreflexão. Suicídio ou assassinato. Quem, porém não dá ouvidos às más sugestões, não tema nada disto e saiba que terá bom fim. Esta lâmina significa roubo, perda, engano, falsidade, desperdício, destruição, detrimento, diminuição, infelicidade, desonra, infância, sedução. Este Arcano denota idéias fixas, vinganças, suicídio e assassinato, perigo de ruína por uma idéia má.

60- LX – Seis Espadas (Arcano 59 – Seis de Gládios) Grandes lutas contra a adversidade. Tentações más, que é necessário repelir. Grandes aflições por culpa própria, por falta de decisão, iniciativa e firmeza.
Seis de Gládios Esta lâmina significa indecisão, instabilidade, caminho, passagem, viagem, passeio, vestigio, enviado, mensageiro. Este Arcano denota grandes desgostos por falta de firmeza e de iniciativa.
Contudo é favorável para as viagens e as notícias.

61- LXI – Sete Espadas (Arcano 58 – Sete de Gládios) Catástrofe imprevista; queda, desventura próxima; perturbação da inteligência; mudanças ou perda de posição. Triunfo, apesar de numerosas lutas.
Esta lâmina denota catástrofe imprevista, queda de lugares elevados, perda de posição, numerosas lutas. Esperanças falhas.

62- LVII – Oito Espadas ( Arcano 57 – Oito de Gládios) Perda de processo; condenação; perda de liberdade; morte de um parente; prevenção; ânsia; angústia, miséria, martírio, questões, inimizade.
Esta lâmina significa crítica, posição duvidosa, conflito, combate, portador de más notícias.
Se for seguida de sete de moedas e se estiver junto de uma figura qualquer, representa lágrimas, discórdia, perda de emprego e de reputação. Este Arcano denota perda de processo, condenação, desgostos, ansiedade.

63- LVIII – Nove Espadas ( Arcano 56 – Nove de Gládios) Aflições; lutas misteriosas; perigo de morte por martírio ou perigo de ferimentos graves; perigo de envenamento ou moléstias graves. Emprêsas de inimigos ocultos, poderosos e sem piedade. Perigo de sucumbir a uma fatalidade que pode ser evitada, se houver prudência e discrição. Esta lâmina significa decepção, desengano, atraso em negócios. Sendo seguida de nove de moedas ou de ás de bastões, denota dinheiro que será recebido com atraso.
Este Arcano denota desgosto, lutas misteriosas, perigo de morte por assassinato, moléstia grave, perigo de envenenamento, inimizades poderosas. É necessária prudência e discrição para vencer obstáculos.

64- LXIV – Dez Espadas ( Arcano 55- Dez de Gládios) Alternativas de ganho e perda, sossêgo e luta. Espírito nocivo a si mesmo e a outros. Vida cheia de infortúnios para os espíritos irriquietos. Grande atividade e reflexão podem vencer tudo. Esta lâmina significa lágrimas, tristezas, lamentos, aflições, sentimentos. Este Arcano denota alternativas de lucros e perdas, vida cheia de infortúnios, desgostos e moléstias. Ouros – Moedas – Balãozinho Vermelho.

65- LXV –  O Senhor da Moeda (Arcano 65) (A Estrela Real do Escorpião – Aumento da fortuna. Prosperidade, bom êxito). Proteção ou apoio de um homem rico. Para uma senhora: casamento rico, protetor generoso. Senhor de Moedas Esta lâmina denota ascensão, proteção de um homem muito rico. Para as mulheres: casamento rico, proteções importantes.

66- LXVI –  A Senhora da Moeda (Arcano 66) Dinheiro emprestado ( ou dado) por senhoras de uma posição influente. Fortuna devida à influência de uma senhora de alta posição. Proteção das mulheres. Para um homem: belo e rico casamento. Em geral: proteção em desastre e bom êxito nas empresas.
Senhora de Moedas Esta lâmina representa uma moça loura. Denota opulência, riqueza, luxo, segurança, liberdade. Este Arcano denota, para um homem, casamento rico e feliz, fortuna pela proteção de senhoras influentes.

67- LXVII –  O Soldado da Moeda (Arcano 67) Possibilidade de boa fortuna, porém, com grandes lutas. Esforços para encontrar a fortuna. Lutas e perigosas aventuras. Esta lâmina significa chegada inesperada, visita, vantagem, ganho, lucro, interesse, paz, tranquilidade. Este Arcano denota êxito, porém com grandes lutas, conquista de fortuna, apesar de todos os obstáculos. Paz e tranquilidade final.

68- LXVIII – O Escravo da Moeda (Arcano 68) Amor irrefletido das riquezas. Grandes perdas de fortuna, devido à más combinações e por sua própria falta. Grandes lutas para ganhar a vida. Pobreza, com possibilidade de viver feliz. Esta lâmina significa moço louro, mensagem, notícia, trabalho, ocupações, aplicação, generosidade. Este Arcano denota atividade nas ocupações e notícias favoráveis sobre assuntos monetários.

69- LXIX –  Uma Moeda Coroada (Ás). (Arcano 78 Ás de Moedas). (Talismã da Fortuna.) Poderás obter uma boa fortuna ou reputação e honras, se a tua conduta for irrepreensível e se não desvirtuares o poder deste talismã por tuas faltas pessoais. Esta lâmina significa contentamento perfeito, felicidade, êxtase, alegria, ouro.

70- LXX –  Duas Moedas (Arcano 77) Fortuna dividida; associação produtiva. Casamento rico e feliz. Pequenos lucros monetários. Boa sorte e prosperidade. Esta lâmina denota carta, correspondência, bilhete, obstáculo, embaraços, empreendimentos. Este Arcano significa fortuna dividida, porém probabilidade de associação produtiva.

71-  LXXI –  Tres Moedas (Arcano 76) Fortuna alcançada por emprêsas habilmente dirigidas por seu gênio, sua inteligência e seu trabalho. Viagens felizes. Boas notícias de parentes. Esta lâmina significa nascimento, grandeza de alma, nobreza, celebridade, renome. Este Arcano denota fortuna por empresas habilmente dirigidas, pelo trabalho e pelo gênio.

72- LXXII – Quadro Moedas (Arcano 75) Fortuna realizada, riqueza estável. Aquisição certa de riqueza. Surpreza agradável. Projetos realizados. Esta lâmina significa recompensa, presente, legado, herança, generosidade, benefício. Este Arcano dentoa aquisição certa de riqueza, fortuna estável.

73- LXXIII – Cinco Moedas (Arcano 74) Ganho em especulações. Prazeres e felicidade. Uma vida desregrada dissiparia ou paralisaria a fortuna. Este Arcanjo às vezes significa: fortuna mal adquirida, espoliação. Herança desviada; fortuna perdida. Esta lâmina significa pensamentos, inspiração, idéia.
Este Arcano denota dissipação, prodigalidade, idéias variáveis.

74- LXXIV – Seis Moedas (Arcano 73) Bens imprevistos, com perigo de perde-los por causa de mau comportamento, maus conselhos e más sociedades. Perigo de pobreza na velhice. Posição indecisa. Boas relações. Lucros nos negócios. Esta lâmina denota aspirações, ambições, esperanças, desejos.
Este Arcano denota bens inesperados, porém perigo de perde-los por meio de falsos amigos.

75- LXXV –  Sete Moedas (Arcano 72) Alta fortuna alcançada por um triunfo qualquer. Fortuna realizada por si mesmo. Casamento feliz. Lucros em contratos e negócios. Esta lâmina significa boas notícias, dinheiro, riqueza, compra, especulação, negócio. Este Arcano denota fortuna adquirida pelo trabalho pessoal.

76- LXXVI Oito Moedas (Arcano 71) Grandes contestações a respeito de bens. Processo. Herança disputada ou desviada. Fortuna adquiria na magistratura ou no tribunal. O dinheiro mal adquirido não seria aproveitado. Perigos provenientes de usura. Perigo de roubo. Grandes esperanças de fortuna e medíocres resultados. Esta lâmina denota posição, emprego, processo, contestação.
Este Arcano significa perigo de roubo, grandes esperanças, porém pouco resultado, a posição estando sujeita à dificuldades.

77- LXXVII – Nove Moedas (Arcano 70) Fortuna proveniente de uma fonte misteriosa ou incomum; legados, doação, prêmios ou remuneração de trabalhos científicos. Cuidado para não a perder! Viagens e encontros romanescos. Esta lâmina denota um pqueno atraso nos negócios, êxito, segurança, realização.
Este Arcano significa fortuna proveniente de falecimentos, fontes misteriosas e estudos científicos.

78- LXXVIII – Dez Moedas (Arcano 69) Aquisição de bens por seu próprio trabalho. Se os aspectos são favoráveis, aumento dos bens; no caso contrário, perigo de perde-los. Vida agitada, porém, com boa reputação. Honras públicas e bom êxito nas empresas. Esta lâmina denota dinheiro, ganho, retribuição, casa, residência, família, bens móveis, grande alegria, mudança. Este Arcano denota aquisição de bens pelo trabalho, êxito em propriedades e terras.

Fonte: A Sorte Revelada Pelo Horóscopo Cabalístico de Francisco Valdomiro Lorenz,
Editora Pensamento.

Print Friendly, PDF & Email